O que é Cross Docking e como aplicar em sua empresa

Sendo uma das modalidades de distribuição mais buscadas pelas empresas de varejo, o Cross Docking se mostra uma opção extremamente vantajosa tanto para as empresas que contratam, quanto para a prestadora desse serviço.

Essa lógica de distribuição faz com que se otimize o tempo de entrega, melhora o processo de armazenamento e reduz os custos de entrega. Saiba agora, em detalhes, o que é Cross Docking e como aplicar em sua empresa.

 

O que é Cross Docking?

O Cross Docking é uma lógica de distribuição que utiliza um sistema organizado de centros de distribuição capilarizados, otimizando as entregas e permitindo que os produtos, por exemplo, estejam prontamente disponíveis para entrega.

Um exemplo da aplicação dessa forma de distribuição é em transações de varejo: quando o cliente finaliza a compra no site, a compra é encaminhada para um centro de distribuição intermediário que, logo após, segue para outros armazéns, de forma organizada, antes de chegar na casa do cliente.

 

cross docikng

 

Geralmente, esse processo é organizado em uma rede de transportes que conta com rotas pré-definidas, ao contrário da logística tradicional, em que as entregas são feitas conforme a demanda.

Em outros casos, o centro de distribuição não é único e, sim, capilarizado. Por esse motivo, o produto segue diretamente para o armazém mais próximo do destino final, agilizando o processo de entrega.

No geral, esses centros de distribuição e armazéns são terceirizados, o que elimina a necessidade de grandes estoques da empresa, já que garante que o produto fique pronto, aguardando para a entrega, dentro dos armazéns que praticam Cross Docking.

 

Como implementar o Cross Docking em sua empresa de transporte

Se você conta com uma logística organizada e um sistema baseado em centros de distribuição, a entrada no mercado com serviços de Cross Docking pode ser mais fácil. Apesar disso, o processo é desafiador e requer uma série de adaptações.

É importante que você saiba todo o fluxo das mercadorias dentro do processo de distribuição. Uma das primeiras dicas é contar com softwares que possam lhe auxiliar na organização desse fluxo, como um programa para ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo.

transporte de carga

 

Também é preciso definir claramente quais armazéns são responsáveis pela entrega dos produtos e deixar tudo mais claro para o seu cliente. Nessa etapa, é necessário definir um orçamento para cada entrega, dentro da logística que você já está utilizando.

Agora você pode aproveitar para realizar as mudanças necessárias que estão acontecendo no setor de transportes para implementar essa modalidade.

Se você deseja entrar nesse universo, você precisa ter plena certeza de que sua empresa está preparada para atender a demanda. Para evitar problemas durante o processo, garantir o atendimento de uma Assistência 24 Horas é importante para que sua frota esteja protegida.

Quer saber mais como garantir a segurança dos condutores e motoristas? Entre em contato com nossa equipe e saiba como contratar a Assistência 24 Horas da Blue Service hoje mesmo!

Você também pode gostar