Pé na estrada: 5 melhores dicas para os motoristas de primeira viagem

Se você é um novo motorista, dirigir nas estradas pode ser assustador. Seja pela inexperiência com a direção ou pela falta de confiança, os recém-habilitados podem ser inseguros em uma viagem. Por isso, confira as melhores dicas para os motoristas de primeira viagem na estrada.

Este é um dos momentos em que o motorista precisa ser consciente que está dirigindo pelas vias expressas. O foco e concentração devem ser maiores do que quando se está pilotando dentro da cidade e, por isso, são essenciais para evitar problemas ou acidentes, por exemplo.

Na prática, não é muito difícil dirigir nas vias expressas, desde que os motoristas aprendam a se comportar corretamente com o trânsito. As formas de direção para a cidade e para a estrada são parecidas, mas há itens que merecem atenção. Conheça agora as melhores dicas para os motoristas de primeira viagem na estrada:

1 – Vá com calma

Você já ouviu a expressão “a pressa é inimiga da perfeição”, certo? Essa premissa é uma das regras fundamentais antes de pegar a estrada. Apesar de convidativa para acelerações, principalmente por conta dos “apressadinhos” e altos limites de velocidade, os recém-habilitados não devem se arriscar com as altas velocidades.

 

2 – Revisão

A manutenção preventiva, antes de colocar o pé na estrada, é o passo mais importante para evitar problemas. Cada parte do seu veículo sofre desgastes que são resolvidos em uma revisão. Portanto, esteja atento ao estado do seu carro.

Porém, imprevistos acontecem. Para ficar completamente seguro, é importante contar com uma Assistência 24 Horas, como a Blue Service.

Assim, se acontecer qualquer problema na estrada, você poderá ficar tranquilo, que resolveremos tudo. Conheça 4 razões para você contar com uma empresa de Assistência 24h para veículos.

 

3 – Fique de olho nos retrovisores

É comum que, ao ficar atento à estrada, os motoristas inexperientes ignorem a presença dos retrovisores, já que eles estão focados no que acontece à sua frente.

Porém, independente se você é ou não um motorista de primeira viagem, deve usar sempre os retrovisores e cuidar com os pontos cegos que ele pode trazer.

 

4 – Mantenha-se nas faixas para “veículos lentos”

Prefira permanecer nas faixas mais à direita da rodovia e procure manter o limite de velocidade. Lembre-se: segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permanecer na faixa da esquerda, não permitindo que veículos mais rápidos ultrapassem, é uma infração média e gera multa.

 

5 – Evite ultrapassagens

A ultrapassagem é uma manobra arriscada, apesar de comum. Ela requer extrema atenção e coordenação, além de noção de tempo e espaço. Para os motoristas de primeira viagem, a ultrapassagem pode ser difícil de ser realizada. Portanto, faça apenas se você tiver certeza do que está fazendo.

 

Dica bônus: conte com uma assistência 24 horas

A Blue Service pode ser uma excelente opção para garantir segurança durante suas viagens. Isso porque, contar com uma assistência 24 horas garante que você não passe por problemas, onde estiver.

Caso queira manter o veículo em ótimas condições e evitar problemas, entre em contato conosco e solicite um orçamento da Assistência 24 Horas da Blue Service.

Você também pode gostar