Gestão de Frotas: como resolver os 5 principais problemas

A Gestão de Frotas é um dos pilares para uma logística de sucesso. Entretanto, toda operação pode apresentar é importante identificar os principais erros operacionais e como resolver as adversidades. Por isso, você saberá como resolver os 5 principais problemas na sua Gestão de Frotas.

A aplicação de uma Gestão de Frotas, na maioria das vezes, garante uma operação eficiente de sua logística de transportes. Porém, se não aplicada de maneira correta, podem gerar dores de cabeça em sua operação. Listamos alguns dos principais problemas da Gestão de Frotas que podem ser resolvidos através de simples passos.

Pouca tecnologia empregada

Apesar de vivermos em constante evolução tecnológica, muitas empresas ainda contam com ferramentas básicas para o trabalho de um gestor de frotas – como planilhas e documentos manuais.

Ignorar a tecnologia é um grande erro que pode lhe custar tempo e, consequentemente, dinheiro. O investimento na implementação de tecnologia pode reduzir erros, otimizar processos e criar uma operação mais eficiente. Em nosso blog, por exemplo, já listamos os principais aplicativos e programas que otimizam suas frotas.

 

gestão de frotas

 

1 – Altos custos

Um dos principais pilares de uma Gestão de Frotas eficiente é a otimização de custos. Porém, nem sempre é possível alcançar a perfeição. Custos com combustíveis, pneus manutenção e remoção, por exemplo, são os mais altos.

Emergências são as responsáveis pelos custos emergenciais, inesperados em uma operação. Contar com uma Assistência 24 horas para frotas é uma saída mais econômica, já que cobrem os custos de emergências, sem sustos para sua operação.

2 – Falta de manutenção preventiva

A Manutenção Preventiva é um dos principais motivos para evitar problemas em uma gestão de frotas eficiente. Com ela, você garante o pleno funcionamento de sua frota, sem prejudicar a operação por surpresas com incidentes.

Com a falta de manutenção, você pode perder o controle da eficiência de sua frota, podendo ser surpreendido com panes e veículos ociosos. Por isso, garanta que você está cumprindo com um cronograma de manutenção eficiente.

 

analista de frotas - Blue Service

 

3 – Ignorar riscos e práticas de segurança

A falta de investimento em práticas para segurança – como direção defensiva ou atualização de motoristas – pode gerar custos e dores de cabeça aos gestores de frota. Ignorar esses riscos podem gerar multas, acidentes e incidentes graves para sua operação.

A gestão de frotas é a responsável por garantir a segurança a todos os envolvidos em atividades logísticas. Isso inclui manter os veículos em boas condições e com motoristas capacitados para dirigir seguros.

4 – Não contar com uma Assistência 24 Horas

Muitos gestores de frota não contam com um serviço de assistência 24 horas por apenas investir nos custos quando acontecem as emergências. Entretanto, essa contratação pode garantir a redução de custos e uma maior segurança aos motoristas durante as operações de sua frota.

A contratação de uma Assistência 24 Horas para frota é uma das melhores estratégias para reduzir custos com emergências e aumentar a segurança dos motoristas em sua operação logística. Com poucos recursos, você garante a redução de custos com reparos e multas por incidentes no trânsito.

Para que sua operação seja ainda mais eficiente, conte com a Blue Service. Entre em contato com nossa equipe e saiba como contratar a Assistência 24 Horas da Blue hoje mesmo!

Você também pode gostar