Gestão de Frotas: entenda a importância para seus negócios

Sendo extremamente eficiente para organizar a logística de sua empresa, a aplicação de uma Gestão de Frotas reúne todas as medidas necessárias para que a operação de seus veículos funcione de maneira plena e eficiente! Entenda, agora, a importância da Gestão de Frotas para seus negócios.

A Gestão de Frotas é feita, como o próprio nome já diz, por um Gestor de Frotas. Esse profissional poderá verificar, por exemplo: a qualidade dos pneus de sua frota, analisar e administrar a quilometragem feita durante os trajetos, além de gerir rotas e consumo de combustível.

 

Como trabalha o Gestor de Frotas

Em resumo, um gestor de frotas é o responsável por fazer a gestão dos veículos e operação da logística da empresa. Ele deve garantir a eficiência da operação e da equipe. Além disso, os custos referentes à atividade devem ser otimizados por ele.

A Gestão de Frotas é a chave para a sobrevivência econômica da empresa. Por isso, o objetivo primordial desse profissional é fazer com que a logística funcione adequadamente. Por exemplo, a equipe deve chegar no local certo, no horário previsto, e ainda cumprir com os prazos prometidos.

Dentro do escopo de trabalho há a administração de custos operacionais, o gerenciamento da manutenção da frota, a gestão da equipe e rotas, além de cuidados com a documentação e legislação.

Em relação ao suporte necessário para o profissional, esses devem ser conhecimentos no ramo de logística e, preferencialmente, do ramo de atuação de sua empresa.

 

gestão de frotas

 

 

Como fazer a gestão da frota da sua empresa

Para fazer a gestão da frota, seja do tipo que for, é preciso ter consciência dos custos envolvidos nas atividades envolvidas na operação dos veículos. Além disso, como dito acima, é fundamental que um profissional especializado esteja envolvido na implantação da gestão, caso não haja.

Vale ressaltar que a Gestão de Frotas é uma área de conhecimento cada vez mais requisitada, principalmente por conta da concorrência. Com isso, é fundamental que seja colocado em prática o gerenciamento da logística.

Antes de implementar a gestão de frotas, é importante seguir os 5 pilares da gestão de frotas eficiente.

Há muitos fatores que devem ser levados em consideração, para que uma gestão de frotas eficiente funcione dentro de sua empresa. A implantação precisa ter toda a estrutura necessária e um profissional especialista no assunto, pois isso facilitará as atividades na equipe.

A implantação de uma gestão de frotas deve ter todas as ferramentas necessárias, como um bom treinamento para a equipe e uma boa estrutura. Só assim o gerente poderá trabalhar com eficiência e com bons resultados no trabalho.

 

assisnatura do papel com os gestores de frota

 

 

A otimização de uma frota, por exemplo, garante um serviço de qualidade e é um dos principais eixos de uma gestão de frotas eficiente. Para isso, as ferramentas são fundamentais para sua Gestão de Frotas.

Efetuar a gestão da frota não é uma tarefa simples. Por isso, é preciso estar preparado para todas as etapas envolvidas. Crie e adapte o modelo de gestão mais adequado a seu negócio e faça o treinamento necessário para a equipe.

Contar com uma Assistência 24 horas também é um passo fundamental para sua gestão de frotas. Com ela, independentemente do problema, sua frota estará sempre em condições de atendimento com rapidez e qualidade.

A Blue Service oferece os serviços mais completos do mercado para sua necessidade. Entre em contato com nossa equipe e saiba como contratar a Assistência 24 Horas da Blue Service hoje mesmo!

Você também pode gostar