Saiba como implementar uma Gestão de Rotas eficiente em sua Gestão de Frotas

A tecnologia revolucionou o setor de logística nos últimos anos. Tanto em relação a otimização e planejamento, quanto à gestão de custos logísticos. Entretanto, os sistemas de gerenciamento que podem monitorar seus colaboradores, garantir a segurança das cargas e potencializar a qualidade das entregas podem trazer um pouco de dor de cabeça, se você não tiver uma certa noção de como usa-los.  

A área da logística gira em torno do Termo  otimização justamente Pela constante necessidade de  reduz ir  OS DESPERDICIOS e POSSIBILITA r  uma maximização dos Lucros. Sendo assim, é sempre muito importante garantir que todas as etapas alinhadas corretamente e que isso se dê da maneira mais econômica possível, sem comprometer o nível da qualidade.  

O planejamento de rotas é um  sistema que oferece um alto índice de otimização.  Mas para que  ele  seja  implementando de uma maneira eficiente é  preciso conhecer muito bem essa ferramenta , caso  contrário  os resultados podem não ser muito otimistas. 

Mas como fazer isso?  

Pois bem, n ós  separamos  4 dicas de gestão de degraus baseadas no que as melhores empresas nacionais e internacionais andam fazendo.  Confira: 

Considere todas as paradas 

Utilizando informações de históricos, é possível se preparar para imprevistos e paradas programadas. Nesse caso, é preciso se atentar para uma mudança de porte de caminhões, alteração de profissionais e retorno de entrega para redes de distribuição . 

Rastreie os veículos 

Para garantir a eficiência da sua rota, é fundamental considerar a segurança da mercadoria transportada, ou seja, quais são os riscos que ela corre de sofrer roubos, acidentes ou extravios. 

Além disso, é importante, nos transportes rodoviários, realizar a manutenção dos veículos, adotar os seguros das cargas, fazer o rastreamento, monitoramento e estabelecer o acompanhamento das rotas e horários das entregas. 

O rastreio dos veículos permite que você detecte problemas em tempo e distâncias reais e, assim, analise imediatamente como providências que devem ser retirados. Essa comparação entre as rotas planejadas e como reais disponíveis o controle do processo. Caso algum imprevisto aconteça, os clientes podem ser avisados ​​imediatamente. 

Utilizar um sistema para auxiliar no planejamento 

Relatórios de indicadores-chave de desempenho e de inteligência de mercado permite que você detecte tendências operacionais, antecipação de custos e identificações de medidas preventivas. 

Para acompanhar mais eficiente dos seus processos, considere adotar um software de  gestão de frota . Ele tem uma função essencial em que o calendário de transporte é aperfeiçoado, o que permite a redução de investimentos em reembolsos, diminuição do tempo de deslocamento e menor emissão de carbono, além de uma melhoria no atendimento ao cliente, entre outros fatores.  

Com o auxílio de um software,  você evoluirá o seu serviço regularmente , aproveitando as novas tecnologias e criando soluções que atendam às necessidades operacionais e estratégicas do negócio de transportes. 

Construa relatórios de otimização 

Saber os resultados de cada rota de entrega planejada e o desempenho de seus caminhões oferece a oportunidade de analisar o que pode ser feito no futuro. Com isso, você define não apenas perfis de entrega, mas também o que é melhor para cada cliente. 

Com os relatórios de rotas e  desempenho , você será capaz de identificar tendências em suas operações, calcular os investimentos relacionados e possíveis de prevenção. 

Em resumo, ao definir rota para seus colaboradores fica fácil de cumprir seus prazos e compromissos. Isso resultará em créditos para reputação da empresa e impactará na sua imagem, podendo conquistar mais clientes. Além disso, o uso de bons métodos de planejamento afetará de modo positivo na caixa da empresa, o que permite  investir em melhorias  e implementações de tecnologia. 

Curtiu esse conteúdo? Então você precisa ler este aqui também: 

Saiba como melhorar a Gestão de Manutenção da sua frota

Você também pode gostar