Telemetria básica ou avançada: saiba qual é a ideal para sua frota

A telemetria é um sistema que possibilita gerenciamento e otimização de frotas. Cada tipo de frota demanda um tipo diferente de telemetria, seja ela básica ou avançada. Continue lendo e aprenda qual é o tipo de telemetria ideal para sua frota.

 

O que é telemetria?

 

A telemetria veicular é um sistema que tem a capacidade de coletar dados relacionados aos veículos de uma frota. Esse sistema funciona por meio de aparelhos embarcados nos veículos que enviam dados para o gestor da frota. Com os dados recebidos pelo sistema de telemetria é possível analisar e controlar uma frota de veículos à distância. Essa tecnologia permite mensurar dados como: velocidade média, distância percorrida, localização, consumo de combustível, tempo trabalhado pelo motorista e outros.

 

Como os dados são enviados em tempo real os gestores têm informações cruciais para tomar as melhores decisões relacionadas à frota. O objetivo desse sistema é informar a respeito de tudo o que acontece nas estradas. Mais do que um sistema de rastreamento de veículos, a telemetria é uma ótima ferramenta de gestão.

 

Para que esses dados são úteis?

 

telemetria

 

Ao analisar os dados gerados pelo sistema de telemetria, os gestores conseguem entender melhor o que está ocorrendo com sua frota e, dessa maneira, fica mais fácil tomar decisões que impactarão diretamente na redução de custos operacionais e de acidentes com seus veículos. Confira a seguir os principais benefícios desse sistema.

 

Economia de combustível

 

Um dos fatores que pode ser controlado é o consumo de combustível. Como preço dos combustíveis varia muito, essa despesa é uma das grandes preocupações dos gestores de frotas. A telemetria permite o monitoramento da forma de condução do motorista, o que pode ser de grande ajuda para economizar combustível. A partir dessa medição, é possível incentivar os motoristas para que realizem uma direção defensiva e econômica.

 

Monitoramento logístico em tempo real

 

Outro benefício dos dados do sistema de telemetria é o monitoramento logístico em tempo real. Como essa tecnologia sempre funciona estando embarcada em um módulo de rastreamento, que é utilizado como módulo central, o gestor pode ter total controle sobre a frota.

Na prática isso significa que a capacidade de monitoramento logístico da sua empresa sobe para outro patamar, já que a atualização do sistema ocorre em tempo real. Onde você estiver, estará recebendo atualizações a respeito de como está sendo conduzido o seu veículo.

 

Prevenção de acidentes

 

Motoristas estão sujeitos à uma série de imprevistos e acidentes de trânsito. Por esse motivo, as empresas de transporte estão sempre realizando treinamentos e investindo em ações para incentivar uma direção consciente e segura. Ainda assim, muitos acidentes ocorrem com as frotas, causando atrasos e prejuízos.

O sistema de telemetria permite uma programação para monitoramento de infrações, que emite um sinal sonoro na cabine do caminhão toda vez em que uma regra for quebrada e também envia um alerta para o gestor, o que permite a emissão de um relatório completo com as infrações cometidas por cada motorista.

 

Básico ou Avançado: qual é o melhor sistema para minha empresa?

 

A tecnologia de telemetria avançou muito ao longo dos últimos anos. Atualmente, essa tecnologia pode ser utilizada pelos mais diversos tipos de frotas e para vários tipos de aplicações. Cada segmento de operação exige um diferente tipo de tecnologia pois, diferentes tipos de veículos têm necessidades diferentes em relação à gestão. Gerenciar uma frota de caminhões é completamente diferente de gerenciar uma frota de ônibus, por exemplo.

 

A partir disso, podemos afirmar que, para saber qual tipo de telemetria é o mais recomendado, é preciso conhecer as necessidades do seu serviço. Se a sua necessidade é o controle de jornada, o sistema será um, já se sua necessidade for a segurança extrema, como é o caso do transporte de cargas perigosas, o sistema será outro.

 

Como você pode ler nesse artigo, o sistema e telemetria é fundamental para otimizar a gestão da sua frota, trazendo economia, agilidade, monitoramento e prevenindo acidentes. Para trazer ainda mais benefícios para a sua frota você também pode contar com uma Assistência 24 horas. Com ela sua frota será sempre atendida com rapidez e qualidade.

 

Assistência 24 horas - Blue Service

 

A Blue Service oferece os serviços mais completos do mercado para suprir suas necessidades. Para conhecer nossos serviços, entre em contato com nossa equipe e saiba como contratar a assistência 24 horas da Blue Service hoje mesmo!

Você também pode gostar