Conheça os 5 pilares da gestão de frotas realmente eficiente

Sendo uma das partes importantes do trabalho de um gestor de frotas, a otimização de uma frota para garantir um serviço de qualidade é um dos principais eixos de uma gestão de frotas eficiente.

Essa é uma função bastante complexa, envolvendo controle de custos para combustível, multas, entre outros. Além disso, cuidar de todo o fluxo operacional pode ser um desafio para alcançar os melhores resultados.

Para você conferir se sua operação é realmente eficaz, separamos os 5 pilares da gestão de frotas eficiente:

Otimização e planejamento de rotas

Na operação de campo, os motoristas estão preocupados com a logística e atividades em outras partes de seu ciclo de rota. Por isso, é dever do gestor de frotas criar uma estratégia para otimização de rotas.

Fazer com que os veículos percorram por caminhos e quilometragens desnecessárias pode resultar em custo extra em sua frota, criando problemas com a gestão de caixa. Para ajudar você nessa jornada, separamos 5 aplicativos gratuitos para planejamento de frotas, que você poderá usar em sua operação.

Controle de Custos

Já que estamos falando de gestão de caixa, é importante que sua operação na gestão de frotas leve em consideração a redução máxima de custos, já que o desempenho do negócio depende desses valores baixos.

Bem como na vida pessoal, você pode fazer a relação entre custos fixos de operação de frota e os custos variáveis dessa atividade. A partir disso, você consegue traçar um plano de ação para minimizar as despesas causadas pela gestão. Por exemplo:

Custos fixos da Gestão de Frotas:

  • Salários;
  • Seguro veicular ou Assistência 24 Horas;
  • Licenças e Documentações;
  • Depreciação dos veículos de frota;
  • Sistemas de gestão e operação.

Custos variáveis:

  • Manutenção preventiva e emergencial;
  • Combustível;
  • Pedágios;
  • Troca de pneus;
  • Horas extras;
  • Acomodações (quando necessário).

Para minimizar alguns desses custos, como no caso de uma emergência na estrada, você pode contar com uma Assistência 24 horas, como a Blue Service, reduzindo assim os valores surpresa que podem aparecer durante sua gestão de frotas.

Monitoramento de Frota

Para garantir que sua frota está seguindo seu planejamento de gestão, é importante fazer o monitoramento (em tempo real) dos motoristas e seus veículos.

Isso pode auxiliar você ao realizar os planos de ação para seguir os pilares acima, como também ajudará ao ser possível saber se há veículos ociosos e também qual é a média de consumo de combustível de cada motorista, por exemplo.

Essas informações serão valiosas para que você possa complementar seu controle de frotas, sendo um dos maiores pilares em uma gestão eficiente de frotas.

 

Manutenção veicular e gestão de documentação

Contar com vários veículos em uma frota se transforma em um constante desafio para manter todos os documentos e manutenção em dia. Apesar disso, ter o controle disso pode ser o segredo para uma gestão de frotas eficiente.

Por isso, conte com os prazos para regularização de seus documentos e manutenções preventivas na ponta do lápis. Garanta sempre que os veículos sairão de sua garagem aptos para rodar, com seu checklist em dia. Assim você poderá evitar surpresas, como multas, acidentes e problemas inesperados.

 

Segurança de frota

De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Infraestrutura, cerca de 50% das causas dos acidentes são por imprudência de motoristas. Isso mostra a proporção da importância do controle da segurança de sua frota.

Apesar de muitos gestores terem foco na segurança da carga, afinal, seus clientes dependem disso, os custos com acidentes podem ser até 12 vezes maior que um roubo de carga, por exemplo.

Por isso, dentro de seu plano de gestão de frotas, criar uma política de direção segura pode ser uma excelente forma para controlar crises e evitar custos com acidentes.

 

Assistência 24 Horas

Contar com uma equipe especializada para cuidar da Assistência de sua frota, 24 Horas por dia, é uma excelente opção para sua gestão. Esse é um pilar importante para garantir custos menores, maior eficiência e contar com suporte qualificado para sua frota.

Se você quer ter certeza que contratar serviços de Assistência 24 Horas, como a Blue Service, para sua frota, separamos 4 motivos para você confiar em uma empresa para cuidar da assistência de sua frota.

Para saber mais sobre como contratar a Blue Service, clique aqui e fale já com um consultor!

Você também pode gostar